poemas

Para pais ou figuras paternas

Foi quando me movi que percebi que eu havia absorvido e me tornado 70% do que você me criou para ser. Eu ocultei – sem me dar conta – minha própria porcentagem e me tornei a versão feminina da sua imagem. Não me leve a mal, eu não odeio isso, você como figura paterna me criou com as referências que acreditava serem as melhores para mim. E acredite, eu absorvi bem todas as melhores referências que me deu. Mas há uma pequena parte dos (seus) 70% em mim que eu gostaria de mudar. E a cada dia o faço. Os 30% meus que você não tocou, hoje são 40%, e a cada dia volto a ser mais minha. Mas sempre haverá seu reflexo em mim, com todos os melhores ensinamentos que você fez questão de compartilhar.

– Rejane Leopoldino


Como absorvemos as referências de nossos pais ( figuras paternas ).

Anúncios

2 comentários em “Para pais ou figuras paternas

  1. Curioso: quando meu irmão mais velho queixou-se com o dermatologista sobre «estar ficando careca» o médico lhe dissera que a genética é implacável. De aí meu irmão percebeu que eu não estava a ficar careca e reclamou com o dermatologista: vê lá, meu irmão mais novo não vai ficar careca. E o médico lhe respondeu: devias ter puxado a mamã. O mesmo parece ter ocorrido com o chamado DNA sentimental. Meu irmão é bem uns 87,9% meu pai, enquanto eu saí 99,8% mamãe.

    Referências paternas…

    Curtido por 2 pessoas

    1. Paulo, isto é aquela velha metáfora de que dois irmãos gêmeos absorveram diferentes exemplos paternos, um dos irmãos fuma absurdos, pois o pai deu um “péssimo exemplo” em relação ao tabaco, já o outro não fuma pois o pai também deu um “péssimo exemplo” com o tabaco.

      Em relação aos cabelos, compartilho da mesma história, meu irmão mais velho é calvo enquanto eu possuo a cabeleira de Capitu.

      Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s