Gerações Y,Z e ALPHA

Enquanto estava afastada do blogue, eu assisti a mim e meus amigos que estão na faixa dos seus 20 e tantos anos desenvolver conversas na mesa de um bar em São Paulo sobre assuntos como:

“Vocês sabiam que o mercado X oferece cupons de desconto em alguns produtos através de um aplicativo?” 
“Já que vamos viajar, então é melhor fazermos um seguro viagem, posso fazer uma agora pelo celular”.
“O site Y está vendendo um jogo de 10 panelas anti aderentes da Tramontina por 169,00 reais!”
“Então, vocês sabiam que a Nubank está rendendo mais que a poupança?” – 100% do CDI.

Onde eu quero chegar com isso? Bom…

Nós da geração “Z” (pessoas nascidas entre meados dos anos 1990 até o início dos anos 2010) levamos a fama de “antenados” por sermos aqueles que nasceram entre o BOOM de equipamentos tecnológicos e o famoso www, muito familiarizados com a internet, aparelhos digitais, telefones móveis, internet, etc. Não é mentira, compreendemos muito  mais o mundo digital do que a realidade que está na nossa frente. Acredito que uma prova disso, é que todos os assuntos que relatei que tivemos na mesa de um bar foram seguidas por pesquisas na internet. Estamos falando de um aplicativo online que nos dá desconto, um seguro de viagem fechado na mesma hora, totalmente online, um site vendendo panelas baratas e um banco 100% digital que rende mais que a poupança. O mundo de papel e caneta que por enquanto ainda estamos habituados a conhecer está escoando pelo funil da tecnologia digital, esse funil vai aos poucos e a conta gotas nos dando soluções digitais para problemas de papel. Estamos nos tornando adultos que tem diante de si uma ampla gama de ferramentas tecnológicas a nossa mercê, já não usamos mais a internet apenas para diversão, nós resolvemos problemas, fazemos investimentos, realizamos compras, elaboramos aplicativos, dentre diversas outras atividades da vida adulta sem sairmos de casa e estamos -embora muito não estejam- tentando fazer o melhor uso disso de uma forma responsável.

Esse filtro facilitador que o mundo digital nos dá sob o mundo real deve-se ser utilizado com cautela, pois os filhos da geração Z provavelmente viverão na realidade virtual, uma realidade virtual criada pela geração Z e Y, e esses filhos terão dificuldade de discernir o que é ou não a realidade.

Ainda não se fala muito em educar desde tenra idade as crianças da geração “ALPHA” (nascidos depois de 2010) sobre os usos da tecnologia em excesso. Eu particularmente, considero uma urgência, pois as próximas tecnologias serão criadas por uma geração que já está viciada na era digital (geração Z), e não tem como um viciado educar ao outro.

– Rejane Leopoldino, Geração Z, safra de fevereiro de 1998.

 

 

Anúncios

2 comentários em “Gerações Y,Z e ALPHA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s