Dicionário informal

Quando eu era criança, digo, com meus 9 anos, o meu irmão mais velho a quem chamo de “Tato” (Tato é um apelido carinhoso dado aos irmãos mais velhos pelos mais novos, era um apelido mais comum, segundo meu avô, na década de 60 e se meu avô disse, é verdade) me incentivou a ler o dicionário, um pouquinho por dia com o objetivo de deixar o meu linguajar mais sofisticado e menos repetitivo. Era pra ser um pouquinho por dia mas eu li em duas semanas (veja, eu era uma criança que não saía para brincar, tinha muito tempo livre depois da escola), e também… acho que ele nunca acreditou que eu leria o dicionário inteiro de A à Z. Bom, eu li. Assimilei uma boa parte, principalmente porque anotava em um caderno as palavras divertidas e engraçadas que eu encontrava. Eu lembro de rir muito com a palavra “rechaçar” algo na fonética dessa palavra me fazia rir, não me lembro o quê ao certo, mas o significado não é tão engraçado.

Bom, não sou mais uma criança de 7 anos, porém ainda mantenho um caderninho onde anoto as palavras que não conheço. Quando estou lendo um livro e me deparo com uma palavra desconhecida, eu pesquiso o significado e o anoto no caderninho, além de escrever uma aplicação em uma frase para assimilar com mais facilidade.

O meu pobre caderninho deve ter seus 5 anos de idade, ele é um caderninho de bolso, pouco maior que um bloco de anotações, já está surrado, e sim, algumas folhas estão caindo, mas tem lá seu valor…

– Rejane Leopoldino

Anúncios

8 comentários em “Dicionário informal

  1. Thank you for sharing!.. I have more than one little notebook and they are probably older than you!.. “Any piece of knowledge I acquire today has a value at this moment exactly proportioned to my skill to deal with it. Tomorrow, when I know more, I will recall that piece of knowledge and use it better. “ Mark van Doren

    Until we meet again;

    May flowers always line your path
    and sunshine light your way,
    May songbirds serenade your
    every step along the way,
    May a rainbow run beside you
    in a sky that’s always blue,
    And may happiness fill your heart
    each day your whole life through.
    (Irish Saying)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s