Desafio 6 meses sem açúcar. 1ª semana.

Pois é, faz 1 semana desde que parei de consumir doces e reduzi o consumo de açúcar no meu dia a dia. E como prometido, estou relatando como foi a minha primeira semana sem açúcar.

Bom, o primeiro corte de açúcar que fiz foi em um chá de erva doce logo no primeiro dia e para ser sincera eu quase vomitei, o sabor era concentrado e senti como se não fosse algo natural do meu corpo, como se inserir o açúcar fosse o mais adequado e durante todo o chá algo em mim dizia que eu deveria colocar uma colher de açúcar. Após do almoço me veio o desejo de comer um chocolate que eu sempre costumava comer, mas foi fácil resistir, substitui o chocolate por um cookie integral de coco, ainda que tivesse açúcar, não carregava uma quantidade tão grande.

No segundo dia comprei algumas bananas pois elas saciam a vontade de consumir doces. Mesmo assim, passar em frente a lojinha e não comprar um chocolate não foi nada fácil. e assim prossegui sem açúcar até o quarto dia onde acabei tomando um chá com açúcar na casa de um colega, porém é importante ressaltar que meu objetivo não é cortar o açúcar pela raiz e sim fazer com que ele deixe de ser um vício no meu dia a dia consumindo o menos possível e o substituindo por açúcar orgânico quando necessário.

Do quinto dia até agora ( décimo dia ) já não tenho consumido açúcar, ainda não tive nenhuma crise desesperada por doces mas sinto que começo a salivar quando penso em um chocolate ou brigadeiro. Talvez o grau de dificuldade aumente até o fim dessa semana, imagino que eu ainda não tenha me sentido irritada como acontece com algumas pessoas, porque tenho consumido muitas frutas e o açúcar presente nelas talvez baste para saciar o desejo superficial do meu organismo.

Em breve voltarei fazendo mais um texto de 2 semanas sem açúcar.

 

 

 

Desafio – 6 meses sem açúcar!

Pois é, andei lendo algumas reportagens como já publiquei aqui anteriormente sobre o consumo de açúcar no nosso dia a dia e decidi me aplicar um desafio de não consumir açúcar por 6 meses. Por que?

Bom, tomei essa decisão depois de me dar conta de como o açúcar funciona como uma droga no nosso organismo, ele não possuiu nenhuma vitamina que possa ser absorvida pelo nosso corpo, além de nos dar vontade de consumir mais e mais doces sem nunca ficarmos totalmente satisfeitos. É  uma droga, e a longo prazo acaba por desenvolver doenças no nosso organismo como por exemplo: Seu uso excessivo pode causar doenças coronárias, diabetes tipo II, problemas neurológicos, doença renal crônica, problemas de  aprendizagem e síndrome metabólica, e seu uso está associado a doença hepática gordurosa não alcoólica, etc.

Dito isso, vou começar a relatar aqui no blog como anda sendo esse processo de diminuição de consumo de açúcar. Toda semana um post sobre como anda esse desafio.

 

Por que Diminuir ou cortar o consumo de açúcar?

tumblr_n3ksw7AKhH1tx597ko1_1280Andei conversando com alguns colegas e lendo algumas reportagens bem sérias sobre o consumo de açúcar e sobre como anda a saúde de pessoas que cortaram o consumo de açúcar ao longo de 1 ano inteiro e achei interessante como em todas as reportagens o açúcar é retratado como um vício, especialista no assunto, Dr. Mehmet Oz, cirurgião e defensor da medicina alternativa, recentemente publicou um estudo onde afirma que quando ingerimos açúcares, estimula-se a liberação  de dopamina no cérebro pelo qual nos faz sentir prazer, então sim, o açúcar extremamente processado que temos hoje em nossas mesas é de certa forma um alimento viciante.  Mas o que é o açúcar? O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose, deve-se lembrar que quanto mais processado é o açúcar, menos natural ele é, pois o açúcar refinado que temos em nossas mesas não possuiu nenhum tipo de vitamina pura que possa ser absorvida pelo nosso corpo. Ou seja, quanto menos processado o açúcar for, mais vitaminas ele possui, um exemplo desse açúcar é o “Orgânico” que por ser menos processado e não ser cultivado com fertilizantes não naturais, acaba se tornando menos prejudicial a saúde. Infelizmente ele não é tão barato, e além disso, não é tão doce, o que acaba fazendo com que a maior parte da população opte por comprar o açúcar refinado.

O que acontece quanto você fica 1 ano sem açúcar? segundo uma publicação que saiu na revista Exame relatando o processo de abandono de açúcar O livro “Year of No Sugar”, lançado recentemte pela americana Eve Schaub conta a experiência vivida por ela, o marido e suas duas filhas, em que passaram um ano inteiro sem consumir açúcar, mel e alimentos com o doce adicionado artificialmente.

 

Isso significou uma mudança radical nos hábitos da família, já que a maior parte dos itens dos supermercados continham alguma quantidade de açúcar em sua fórmula. Até mesmo comidas salgadas vinham com o ingrediente, como bacon, biscoitos, papinha para bebês e molhos para salada. A saída adotada foi preencher o cardápio com mais vegetais frescos (esse açúcar era permitido) e verificar, rótulo por rótulo, tudo que ia para o carrinho.

O esforço, no entanto, foi recompensador. Ao se livrarem do “vício”, aos poucos, todos passaram a se sentir melhor, com mais disposição e menos problemas de saúde. De acordo com reportagem publicada no site da revista Time, numa ocasião em que se permitiram comer uma sobremesa, para comemorar o aniversário do marido, Eve não conseguiu terminar de comer e ainda ficou com dor de cabeça por conta da doçura exagerada.

Essa mudança no paladar é real. De acordo com a nutricionista Claudia Coelho, esse sentido fica acostumado ao hábito alimentar e, ao consumirem muito açúcar, as pessoas têm cada vez mais necessidade de comer doces. Ao interromper o consumo e, mais tarde, voltar ao costume, o corpo sofre em vários sentidos. “Depois que se torna um hábito comer os alimentos com menos açúcar, é muito difícil voltar a consumir os muito doces. Outro fator é o funcionamento intestinal, que pode ficar mais descompensado quando você volta a consumir açúcar em excesso”, afirma.

Mas, se voltar a comer açúcar causa tantos incômodos, porque valeria a pena parar, em primeiro lugar? Segundo Claudia, como esse ingrediente é um carboidrato simples, ele é rapidamente incorporado pelo organismo. Há pesquisas que relacionam o excesso de açúcar à hiperatividade, ao déficit de atenção e à sobrecarga do pâncreas (produtor de insulina, hormônio que disponibiliza açúcar para as células). “Se consumido sem controle, pode causar ou agravar patologias preexistentes, além da obesidade. Mas o pior de tudo é o fato de não conter nenhum outro nutriente”, diz.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reduziu o valor recomendado de açúcar de 10% para 5% de uma dieta de 2.000 calorias diárias. Isso equivale a cerca de 20 gramas, ou cinco colheres de chá. Uma lata de refrigerante, por exemplo, já é o dobro do indicado, pois pode ter até 40 gramas de açúcar.

 

Como é dificil cortar o açúcar pela raiz, recomendo que comecem aos poucos, um bom começo é cortar a adição de açúcar de mesa, substituindo-o por frutas secas e mel que são fontes mais naturais de açúcares.

  • Rejane Leopoldino.

 

Templo Zu Lai

Esse Belíssimo templo Budista situado em Cotia é uma maravilha aos olhos. Lindas paisagens, contato direto com a natureza, cheiro de terra molhada e fresca pela vegetação, diversos animais, um recanto para a alma.

Para chegar lá é muito simples, Desça na Estação Butantã do Metrô (Linha Amarela) dirija-se ao ponto de ônibus que fica atrás da estação (na Praça Waldemar Ortiz ). Utilize qualquer ônibus ou van com destino à Cotia e desça no quilometro 28,5 ( ou 29) da Rodovia Raposo Tavares. Caminhe poucos metros no acostamento da via no sentido São Paulo até chegar à entrada da Estrada Fernando Nobre. Ande por cerca de 1461 metros na Fernando Nobre, onde à sua esquerda estará o templo. Esta caminhada, ao todo, leva a média de 20 minutos.

Terça-feira à sexta-feira: das 12h às 17h.

Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h.

Segundas-feiras: Fechado (mesmo se feriado).

Práticas públicas gratuitas aos domingos:

9h30- Prática de Meditação em Movimento ( atividade fixa, inspirada no Tai Chi)

10h- Cerimônia ( atividade fixa, vide no botão ATIVIDADES a agenda)

14h- Palestra ( atividade eventual, vide no botão ATIVIDADES a agenda)

15h- Meditação ( atividade fixa, com fundamentos básicos)

Das Proibições: ( segundo o próprio site do Templo)

  1. Não é permitido trazer quaisquer bebidas e alimentos para o interior do templo, logo, também não são autorizados piqueniques;

  2. Não trazer animais de estimação;

  3. Não vir com roupas inadequadas (decotes, regatas e shorts);

  4. Não fotografar nem filmar atividades e interior das salas sem autorização prévia;

  5. Não fumar absolutamente em nenhum local do templo;

  6. Não pegar nada que não tenha sido oferecido;

  7. Não assumir posturas inadequadas nas dependências (deitar pelo pátio, debruçar-se nas muretas, estátuas e etc.);

  8. Não manifestar contatos íntimos (beijos, abraços, carícias e etc.);

  9. Não tocar nos instrumentos de darma;

  10. Não fazer barulho e evite aglomeração na porta da sala principal (evite perturbar a concentração e o momento de oração dos praticantes).

Frases para você ler quando estiver pensando em desistir.

 

Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum” Jim Rohn

Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você persegui-los – Walt Disney

Todo progresso acontece fora da zona de conforto – Michal John Bobak

Faça algo que você ame e você nunca mais precisará trabalhar na vida – Willie Hill

A ansiedade é a vertigem da liberdade – Soren Kierkegaard

Tudo o que você deseja está a um sonhos de distância – Coldplay